Jul, o ano novo nórdico



Jul é o festival de fim de ano na cultura dos antigos povos nórdicos, e significa literalmente “começo e fim de todas as coisas”. Este festival começa no dia 20 de dezembro e se estende durante 12 noites, até a virada do ano. 

Na primeira noite do festival, o deus Frey cavalga por toda Midgard montado em seu javali sagrado, renovando a luz e o esperança no mundo dos mortais logo após a hora mais negra daquela noite. 


A parte mais importante deste festival é quando ocorre a chamada Caçada Selvagem, onde Odin, montado em Sleipnir, cavalga pelos céus de Midgard liderando outros deuses em uma caçada a espíritos malignos e animais ferozes que ameaçam os mortais. A Caçada Selvagem só terminava na última hora do último dia do ano, quando Midgard estivesse pronta para começar um novo ciclo.


Em tempos antigos, as crianças nórdicas e germânicas deixavam suas botas repletas de comida e açúcar nas janelas de suas casas, para ajudar Sleipnir a ter energia em sua jornada. Como agradecimento, Odin sempre deixava a elas um pequeno presente para retribuir sua gentileza quando a caçada se encerrava.


Como podeis imaginar, a cavalgada de Odin e Sleipnir durante a Caçada Selvagem fundamentou as primeiras raízes que criariam no futuro a figura do Papai Noel. 


Por fim, os deuses de Asgard vos desejam um feliz ano novo; que vossos sonhos se realizem e que vossas conquistas se multipliquem por mil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário