Nornes


As 3 Nornes são deusas sábias que tem a função de controlar a sorte, o azar e a providência de deuses, mortais e monstros, zelando assim pelo cumprimento e conservação das leis de equilíbrio e harmonia que regem a realidade de todos nos Nove Mundos.
Contam as histórias que as nornes nasceram da fonte de Urð, a fonte da vida, onde cresce o grande freixo Yggdrasil, que é guardado por elas e outros animais míticos. Todas as manhãs elas fazem chover hidromel sobre as raízes de Yggdrasil, para que suas folhas permaneçam sempre verdes.

As nornes representadas pela virgem, pela mãe e pela anciã. Urð (passado) é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verðandi (presente) é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld (futuro), vive encarapuçada e possui um pergaminho fechado sobre seu manto, pergaminho este que contém os segredos do futuro.

Urd, a guardiã do Passado, é representada por uma humana de idade extremamente avançada. Dentro de suas obrigações está guardar os mistérios do passado e não deixar que as chaves dos segredos antigos caiam em mãos erradas.

Verdandi, a guardiã do Presente, é representada por uma mãe, e tudo que acontece é tecido por seus pensamentos. Ela representa o movimento e a continuidade da vida.

Skuld (ou Skald) é a guardiã do futuro, representada por uma jovem virgem. Todas as profecias e adivinhações estão relacionadas a ela. Skuld detém o controle de uma das maiores forças do universo: o Destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário